domingo, 19 de maio de 2013

Direita, esquerda, oposição, situação ou ser cristão?


Tenho conversado com alguns companheiros de divagações e me deparei diante de algumas questões, traduzidas aqui em forma de afirmativas.
“Um crente que se preze tem que ser de esquerda”, “Um crente fiel é de direita”, “um crente tem que ir contra o capitalismo, pois esse regime é injusto na divisão de riquezas”, “um crente tem que ser capitalista, pois a prosperidade provém de Deus”, “o comunismo é incorreto, pois priva da liberdade e um crente é liberto”.
Escuto essas e outras máximas com demasiada frequência e o assunto, então, virou pauta em minha caixinha de devaneios.
Primeiro, é importante entender o que é esquerda, direita, situação, oposição. Sem a clara definição desses tópicos entendemos apenas que: Esqueda = comunismo, Direita = Capitalismo. Quanto a “situação e oposição” muitos nem fazem ideia do que seja, mas comentamos que politico X é situação, o Y é oposição.
Então pretendo nessas próximas linhas, esclarecer um pouco o que significam essas palavras (obviamente que a adotarei as definições acadêmicas, pois este que vos escreve não é e não pretende ser crivo, norte, senhor-da-razão, ou qualquer alcunha que possa me sobrepujar).
O termo “Esquerda”, na politica, foi usado pela primeira vez na França, pois no parlamento francês, as pessoas que ocupavam os assentos da esquerda eram aquelas que queriam uma sociedade mais igualitária. Isto é o enfoque era social.
O termo “Direita” foi usado também na França” para descrever aqueles que tinham ideais conservadores, isto é, pessoas que se contrapunham a mudanças abruptas, no caso da França, a queda do monarquismo e outros costumes da sociedade.
O termo “situação” refere-se aos partidos políticos favoráveis ao governo e “oposição” os partidos contrários.
Bom quando entendemos o porque dos dois temos e percebemos que ambos tem a ver apenas com suas convicções políticas, posso afirmar categoricamente: Quem é cristão não é de esquerda, tampouco de direita. Quem é cristão é tão somente CRISTÃO.
Obviamente, o SER CRISTÃO é dotado de características e padrões que o norteiam.
Por exemplo o tal do “uns aos outros”:
Amemos uns aos outros; Suportemos uns aos outros; Alegremo-nos uns com os outros e vários outros exemplos bíblicos que ouvimos todos os domingos na Escola Biblica Dominical. Alguns enxergam esses exemplos como utópicos, ideais, inatingíveis. Mas eu prefiro entender que na verdade são síntese do que o Senhor deseja para a nossa caminhada.
Em diversas passagens bíblicas podemos isso, por exemplo, a igreja de Atos tinha “TUDO” em comum e, automaticamente, o termo nos remete a partilha de bens, mas o termo acima denota ser mais do que isso, “Não mais viviam vidas individuais, propósitos individuais, ambições e realizações pessoais. Agora tinham um só caminho, um só coração e uma só alma[1]”.
Thiago diz em sua carta “A religião pura e verdadeira para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo” Tiago 1:27. Trocando em miúdos: Olhem os menos favorecidos, ajude-os e seja íntegro.
 Alguns “politizados” de plantão podem dizer: “tá vendo? Isso é puro socialismo”.
Mas a bíblia também diz: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”.
João 8:36 e “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” Apocalipse 3:20. Trocando em miúdos: Se Jesus libertar vocês, vocês terão liberdade plena e na outra passagem: Nada de coerção, eu estarei com você, apenas se você permitir.
Outros “politizados” podem dizer: “Isso é puro Liberalismo!” (outra palavra para capitalismo).
Mas eu digo: Não. Isso é apenas ser cristão.
Ser cristão é renovar a mente para que experimenteis a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12:2). Não tem a ver com posição política, tem a ver com modo de vida, viver para o outro. Onde o cristão está, tem que haver mudança, mudança para melhor.
Se você é de direita ou de esquerda, não importa, o que importa é que você deixe o Espírito Santo tomar conta da sua vida e buscar fazer sempre a vontade de Deus.
A Marina Silva tem tentado colocar em prática a formulação do que a mídia tem intitulado de Partido Político de extrema esquerda, entretanto A Rede, se funcionar, como foi concebida, na verdade é a realização prática (claro que superficial) do que tratamos acima. Espero e oro para que esse projeto não saia do papel se for apenas mais uma legenda de cunho unicamente político. Mas se for um movimento oriundo do coração de Deus para que o evangelho seja propagado, a vida melhorada de maneira integral, então que cresça e ganhe força.
É isso.



[1] Tudo em comum, disponível em http://www.vida.emcristo.nom.br/tudoemcomum.htm, dia 19/05/2013 as 17h46mvvvvv

Nenhum comentário: