segunda-feira, 15 de julho de 2013

Aquela irmã me faz pecar...

Antes de começar a discorrer sobre o que realmente importa, deixa eu explicar o título, antes que eu apanhe da minha esposa rs!
Este título tem a intenção de chamar a atenção e creio que de certo modo ele consegue. Na verdade trata-se de uma IRONIA. Ironia nada mais é do que uma figura de linguagem. Ela é utilizada para representar o contrario do que se pensa.

Bom, já que sanamos os possíveis mal-entendidos, deixe-me partir para o que gostaria de dizer neste post, que é também a retomada do blog depois de um longo e tenebroso inverno que durou 30 dias.

Essa semana eu tava conversando com alguns cristãos e o tema acabou tomando um rumo um tanto inesperado. Uma determinada irmãzinha estava utilizando uma roupa demasiadamente curta e então houve uma interjeição: "Aquela irmã esta escandalizaaaaaando!" (com toda ênfase possível no "aaando"). Então, dei uma de João-sem-Braço e disse que não havia entendido, afinal, o que aquela irmã teria feito de tão grave? Obtive a resposta que eu queria obter.

Eis a resposta: "Irmão, aquela irmã, com aquela roupa indecente, faz os homens da igreja pecarem, pois ele ficam olhando para ela. A Bíblia diz que se nosso olho escandalizar, temos que arranca-lo fora, então ela não pode usar esse vestido porque ela está escandalizando;"

O texto utilizado pelo amado irmão é o que se encontra no evangelho de Mateus, no capítulo 5 versos 29 e 30

Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.

Mateus 5:29-30


Olhei para o irmão com toda doçura de um urso faminto pronto para abocanhar um salmão, respirei fundo e disse:

"Não é bem isso que o texto quer dizer". Convidei-o para reler o texto novamente e para facilitar um pouco a compreensão do trecho utilizei a tradução NVI.

O texto é claro ao dizer "Se teu olho TE ESCANDALIZAR, isto é, se TE FAZ PECAR, arranque-o fora (povo, lembrem-se que aqui Jesus está usando uma HIPERBOLE, outra figura de linguagem que remete ao exagero, nada de arrancar os olhos por aí viu?)

Trazendo para o nosso contexto pude dar a seguinte resposta: "Irmão, se olhar para a irmãzinha com roupa curta esta te fazendo pecar então NÃO olhe para a irmãzinha."
É isso que o texto quer dizer, para evitar o pecado. Um outro texto diz "Afaste-se de toda aparência do mal" (I Tessalonicenses 5:22), novamente, evite pecar.

O problema é que é mais gostoso ficar olhando para as pernas da irmãzinha e chama-la de vagab... quer dizer de pecadora, do que admitir que é canalha e está pecando ao cobiçar a irmãzinha.

O problema do pecado não está na irmãzinha calorenta, mas sim no irmãozinho safado. NINGUEM pode fazer ALGUEM pecar, a pessoa peca por si proprio, a decisão é pessoal. No dia do juízo não haverá a desculpa, "ah foi a irmãzinha que me fez pecar". Deus responderá: "Mentiroso, pecou por si mesmo!"

Ninguém me faz pecar, eu peco por mim mesmo, mesmo que eu não queira pecar.

bom, é isso...

Nenhum comentário: