quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

O Pecado

Texto elaborado para aula de discipulado da igreja Assembleia de Deus em Vila João Batista.

Introdução
A primeira coisa a se fazer é conceituar Pecado. A melhor definição de pecado é a que encontramos em 1 João 3:4 que diz:

Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei.

Entendendo que o pecado é a transgressão da Lei, precisamos saber que Lei é essa. Sabemos que o apóstolo João é judeu, portanto essa Lei é a Torah, ou seja os cinco primeiros livros do antigo testamento, que hoje, podemos entender que é a Bíblia[1], o livro de regra do cristão.
Então podemos concluir que pecado é transgredir as Leis de Deus, ou seja ultrapassar o limite dado por Deus ao ser humano.
Necessariamente, para o pecado ser validado, tem que haver lei, pois só temos como saber o que é pecado se soubermos o que é certo. (Rm 5:12)

A Criação Perfeita e a Origem do Pecado

Mas onde surgiu o pecado na humanidade?
O pecado surgiu na humanidade no Jardim do Éden, Em Gênesis 2:17 Deus coloca uma lei, e esta regra dizia que o homem não poderia comer do fruto da árvore do bem e do mal, entretanto, Adão e Eva comeram desse fruto e através dessa desobediência o pecado entrou no mundo.

Quais as consequências do pecado?

A primeira consequência do pecado é a Morte

“Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”. Romanos 6:23
“Mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá" Gênesis 2:17

Mas será que Adão e Eva morreram depois que comeram do fruto?
Algumas pessoas, levadas pelo fato da morte não ter acontecido imediatamente, dizem que quando Deus falou que eles morreriam, estava falando de morte espiritual, mas na verdade eles estão enganados, Deus estava falando de morte integral do homem, isto é, física, espiritual e eterna, originalmente, o homem não foi criado para morrer, ele seria o administrador da criação de Deus, viveria para sempre. Então quando Adão pecou, ele foi imediatamente condenado a morte tanto física quanto espiritual e neste caso, morte espiritual está ligado ao tópico abaixo, nos afastamos da glória de Deus. Por consequência há o afastamento total de Deus que é a condenação ao inferno, chamado também de segunda morte.
A segunda consequência do pecado e que estamos afastados da Glória de Deus.

“Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” Romanos 3:23

E isso é realmente um problema, antes o homem tinha livre acesso a Deus, a criação era perfeita, tudo se encaixava, o ser humano tinha livre transito entre o mundo material e o mundo espiritual, era a coroa da criação de Deus e por esse motivo estava acima dos anjos, as coisas estavam em perfeita harmonia, não havia qualquer tipo de disputa. Mas o pecado, afastou o homem da Gloria de Deus, sempre que vemos manifestação de sua Glória, é só Shekiná, ou seja uma fagulha ínfima da glória de Deus.
Além disso, como já dito acima, se o homem resistir[2] à graça de Deus ele está fadado ao afastamento eterno da glória de Deus. Também chamado de segunda morte (condenação ao inferno)
A terceira consequência do pecado é que toda criação foi atingida pelo pecado do homem

“A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados. Pois ela foi submetida à futilidade, não pela sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus.Sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto.” Romanos 8:19-22

Toda criação padece com o erro do ser humano, basta olharmos em nossa volta que vemos o que a ganancia do homem transformou o planeta, ar ruim, falta de água, terremotos, catástrofes, problemas sociais, ambientais, na fauna, na flora e em toda criação.
A quarta consequência do pecado é a dor e o trabalho.

À mulher, ele declarou: "Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará".
E ao homem declarou: "Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida. Ela lhe dará espinhos e ervas daninhas, e você terá que alimentar-se das plantas do campo. Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará.
Gênesis 3:16-19

A Terra dava tudo para o homem, clima perfeito, agua fresca, comida boa e com o pecado, o homem teve que trabalhar para seu sustento. O parto da mulher seria indolor, mas agora ela teria muita dor.
A quinta consequência do pecado é a promessa de Cristo.

Então o Senhor Deus declarou à serpente: "Já que você fez isso, maldita é você entre todos os rebanhos domésticos e entre todos os animais selvagens! Sobre o seu ventre você rastejará, e pó comerá todos os dias da sua vida.Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar" Gênesis 3:14-15

Aquele que pisa na cabeça da serpente do Eden, é Jesus, ele venceu na cruz e redimiu a humanidade, que através de seu sangue nos comprou, nos livrando da Ira de Deus.

A Natureza e a Realidade do Pecado

A diferenciação do termo Pecado dentro da Teologia Sistemática.
Teologia é tudo aquilo que se fala ou se pensa sobre Deus e o Sagrado, então não se espante com o termo. Teologia sistemática é divisão em sistemas, ou seja dividida em assuntos para facilitar o entendimento. A Parte da teologia que estuda o pecado é a Hamartiologia, que vem do grego Hamartón, que significa literalmente ERRAR.
Dentro da hamartiologia, estudamos o pecado de maneiras diferentes, a primeira delas é chamada de Pecado Original.

O que é o pecado original?

O pecado original é aquele cometido por Adão ao comer do fruto, isto é, a desobediência. Porque não citamos Eva quando falamos do pecado original? Simplesmente porque Eva só teve consciência do bem e do mal depois que Adão comeu.
Devido a esse pecado, toda a humanidade se fez inimiga de Deus, isto é a partir de então a humanidade estaria em pecado.

Cada criança que nasce já nasce pecadora. Não precisa querer me esmurrar, vou explicar, toda criança já nasce com a capacidade de pecar dentro dela, isso não é algo que se adquire, faz parte do rompimento que o homem teve com Deus. Não estou dizendo que uma criança, que não tem a consciência de seus atos peca (embora isso aconteça) nem que se uma criança que morre vai para o inferno, pois a bíblia é clara que para ir para o céu temos que ser como crianças, mas estou dizendo que toda criança já nasce com a capacidade de pecar. (Rm 5:12)
Outra maneira de estudar o pecado é ver o pecado pessoal.

Mas o que é o pecado pessoal?

Pecado pessoal é aquele que cometemos diariamente, uma mentira aqui, uma cobiça alí, uma inveja acolá. Todos os dias cometemos pecado, mesmo que nem percebamos e digo que a maior parte das vezes não percebemos. Por isso é importante sempre fazer uma autoanálise e tentarmos melhorar a cada dia. A Bíblia diz
:
O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal. Gênesis 6:5
Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo Romanos 7:19

Então percebemos que a inclinação do homem sempre é para o pecado e desta maneira é fundamental que Deus atue junto a humanidade para que o efeito do pecado seja anulado.
Ainda a uma outra forma de estudar o pecado que é o pecado social/estrutural

Mas o que é o pecado social/estrutural?

Devido aos efeitos do pecado na humanidade, a transgressão fincou intrínseca, isto é internalizada, enraizada no ser humano, de modo com que toda sociedade está corrompida. O pecado resultante das más ações da humanidade é chamado de pecado estrutural. O jeitinho brasileiro, a vontade de querer levar vantagem em tudo.

Como exemplos de pecado estrutural impregnados na sociedade, é evidente o adultério; o consumismo causado pela indústria da moda; certas ideologias que induzem a violência e a indiferença; a manipulação da informação como forma de controle de outros; um consumismo acentuado; as leis, quando elas reforçam a injustiça e a iniqüidade; e as falsas necessidades.[3]

Conclusão

O pecado nos afasta de Deus, por meio de Adão o pecado veio ao mundo, nos destituiu da Gloria do 
Senhor, trouxe a morte e a inimizade contra Deus. Mas graças ao Senhor, que nos enviou Cristo que através de sua morte na cruz nos redimiu, nos comprou e por isso novamente temos acesso ao Pai.




[1] A questão do cumprimento ou não da Lei, bem como a análise de Atos 15 será feita em um outro momento, visto que esta aula é para principiantes, tratar desta questão traria mais duvidas do que esclarecimentos.
[2] Análise feita a partir do arminianismo, entendendo que sim, a graça pode ser resistida.
[3] VINICIUS, Paulo, PECADO ESTRUTURAL, disponível em http://perlustraremundi.blogspot.com.br/2011/08/pecado-estrutural.html, acessado em 25/01/15 as 00:30

Eclesiastes 11 – A generosidade em voga na Palavra de Deus

Quando ouvimos o Eclesiastes dizendo “Lance seu pão sobre as águas” ficamos pensando, se colocarmos o pão na água, ele vai ficar ensopado, vai desmanchar e vai ficar improprio para consumo. Pensando no texto por si só, realmente parece isso, mas aqui o Pregador trás o seguinte pensamento: Lançar o pão nas águas, ou no rio, é semelhante a espalhar o pão, quer dizer, você deve distribuir com generosidade, pois quando tiver passando por momentos de aflição, você também será ajudado.
Esse tipo de pensamento é a espinha dorsal da vida cristã, o famoso “uns aos outros”. Toda a nossa vida deve ser pautada em servir e ajudar o próximo, Tiago, irmão do Senhor, em sua carta diz
A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo: Tiago 1:27
Entretanto, para que isso aconteça é necessário que nosso coração seja quebrantado diariamente, só uma atitude de renúncia pode tornar possível o viver para o outro, amar o próximo como a nós mesmos. Jesus nos fala que quem quiser ir após ele, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-o (Lucas 9:23-24). O caminho da Cruz é um caminho de morte, caminho de renúncia, caminho de dor, mas também é o caminho de luz, que leva a salvação pelo sangue de Cristo que nos purifica de todo pecado (1 João 1:7).
É necessário que sejamos vasos nas mão do oleiro, deixemos que diariamente ele nos quebre e nos molde, para que nos tornemos cada vez mais parecidos com Jesus. Esse exercício é duro, o caminho é sofrido, mas o resultado é um vaso trabalhando pela mão do Senhor, um vaso que não se quebra, que não se corrompe, pois Deus, por suas próprias mãos o moldou.
Amados, lembrem dos uns aos outros, amem uns aos outros, suportem uns aos outros.
Que possamos viver em união, sempre pensando no próximo, amando-o como a nós mesmos, não nos conformando com este mundo, mas transformando-o pela renovação da nossa mente, para que possamos experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Deus quer que sejamos generosos, para isso é preciso quebrantamento diário, negação diária e desapego das coisas materiais

Que o Senhor nos quebre, nos molde e nos use como vasos cheios de generosidade e amor.

sábado, 3 de janeiro de 2015

Sobre o pecado

Ano passado postei um texto neste blog e, relendo, percebi que eu não fui claro no meu raciocínio e que essa falta de clareza pode gerar, inclusive, erro de interpretação bíblica e por consequência heresia.

Obviamente esta não é minha intenção e, por isso, mesmo tardiamente, escrevo este texto que refletirá meu real posicionamento a respeito do pecado.

No referido texto disse que ninguém pode levar o outro a pecar e é exatamente aí que está o perigo. Quando eu disse isso, me referia aos pecados gerados pela concupiscência, isto é, pelo desejo humano desenfreado. Neste aspecto continuo entendendo que ninguém pode levar o outro a pecar, por mais que possa induzir e, neste caso, seria o erro da irmãzinha do outro texto, mas a decisão de pecar (esse pecado pela concupiscência) é inteiramente próprio.

O Texto Sagrado que utilizei na ocasião foi o de Mateus 5:29 e 30, neste trecho a palavra em grego é σκανδαλίζει (Skandalizei), que traz o sentido de chocar, ofender, desta maneira melhor tradução seria: "se teu olho direito te choca/ofende, arranque-o...", trocando em miúdos, se teu olho te FAZ PECAR, arranca ele fora. Notem bem que o texto não diz que caso seu olho escandalize SEU IRMÃO, a palavra utilizada no texto é "TE", "se teu olho TE escandalizar", a ideia aqui é se prevenir de pecar.

Mas existe a possibilidade de fazer alguém pecar. A Bíblia é bem clara em textos como Lucas 17:1-2

1 - Jesus disse aos seus discípulos: "É inevitável que aconteçam coisas que levem o povo a tropeçar, mas ai da pessoa por meio de quem elas acontecem. 2 - Seria melhor que ela fosse lançada no mar com uma pedra de moinho amarrada no pescoço, do que levar um desses pequeninos a pecar.


A palavra tropeçar, no texto acima é σκανδαλον (Skandalon) que seria melhor traduzida do hebraico por מכשול(mikshowl) que é melhor traduzida para o português por "pedra de tropeço". Por trás do termo Pedra de Tropeço há toda uma tradição, a palavra grega Skandalon não consegue se aproximar do significado real, pois a ideia aqui remete a falta de senso de se colocar uma pedra para um cego tropeçar isto é, forçar alguém sem a devida iluminação a tomar um caminho que não seja o correto, ou seja, fazer alguem pecar.


Mas como posso fazer alguém pecar? vou citar um exemplo prático e rápido.


Digamos que um determinado crente que goste de bebidas alcoólicas convide seu irmão em Cristo que entende que beber é algo contrário a vontade de Deus. Digamos ainda que este primeiro irmão tenha um conhecimento maior da Palavra de Deus em relação a seu irmão em Cristo.Esse primeiro crente, entende que a Bíblia não legisla em relação a isso e devido a isso oferece bebida alcoolica ao outro argumentando que não é pecado, pois a Bíblia nada fala a respeito disso.
Constrangido, o segundo crente bebe, ofendendo o que ele entende ser o certo. Neste caso, o primeiro crente serviu de pedra de tropeço ao segundo crente.

Neste caso, você pode dizer, "há, mas nenhum dos dois pecou...". Sim, nenhum dos dois pecou pois não houve tentativa de agressão à santidade de Deus. Mas você pode entender que alguém que tem mais instrução pode, através do seu conhecimento, da sua persuasão, constranger o outro que não está no mesmo pé a não fazer o caminho correto, sendo, neste caso, pedra de tropeço para o outro.

Bom, espero ter esclarecido,

que Deus os abençoe.


texto anteriorhttp://vossavateologia.blogspot.com.br/2013/07/aquela-irma-me-faz-pecar.html