domingo, 28 de junho de 2015

A cerca da Parada Gay e do casamento Gay

A quantidade de besteiras que li essa semana passou dos limites. De um lado o Ativismo Gay, que consegue ser mais chato que o Ativismo Feminista, tentando fazer descer goela abaixo de todos a sua orientação sexual. Do outro, os “evangélicos” (sim, entre aspas porque estes parecem não ter entendido NADA do que o Senhor nos fala através da bíblia).

A guerra já havia sido declarada há algum tempo, mas parece que o ápice do confronto se deu quando Viviany Beleboni apareceu crucificada na parada Gay. Após esse fato, evangélicos se manifestaram dizendo que a cruz foi desrespeitada e profanada, que era desrespeito a Deus, se sentiram ofendidos. De inicio, até imaginei que isso se tratava de uma tentativa de afrontar o evangelicalismo moderno, mas depois, ao ler diversos relatos, entendi a manifestação que foi proposta com essa atitude. O que me causou estranheza foi a reação de alguns guetos evangélicos que se sentiram ofendidos e tentaram transferir esse sentimento de ofensa à uma apologética risível. Se esse sentimento de ofensa tivesse sido maior propagado dentro do catolicismo eu entenderia, pois realmente a igreja católica tem a questão do objetos sagrados como condição sine qua non à sua profissão religiosa, mas para os evangélicos essa premissa não é verdadeira. A cruz é apenas um símbolo, não tem caráter sacrossanto. O que a cruz representa NÃO pode ser profanado, isso significa que NINGUÉM consegue profanar a cruz de Cristo, o que ela representa é tão infinitamente maior que absolutamente ninguém consegue violar. A alegação de desrespeito ao Senhor também é ridícula, Deus foi tão desrespeitado por ela quanto Ele é desrespeitado em todas as encenações de páscoa, isto é, NÃO HOUVE DESRESPEITO! Por que existiria? Por que ela é transexual? Afirmar tal coisa é, além de tudo, preconceito!

As PESSOAS se sentiram pessoalmente ofendidas (desculpem a redundância) e transferiram esse sentimento para o Divino, que a única coisa que fez foi rir da cara de quem O desrespeitou (como diz Salmos 2:4). Obviamente houve desrespeito à religião, pessoas utilizaram objetos sagrados do catolicismo de maneira horrível, inserindo esses objetos no ânus, alguns estavam trajados de santos e estavam mantendo relações sexuais ao ar livre, isso é extremamente desrespeitoso, mas não contra Deus, mas sim contra a RELIGIÃO e uma coisa nada tem com a outra (até porque os que fizeram isso não representam as pessoas deste movimento).

O problema é que as pessoas que se sentiram ofendidas foram tentar “defender Deus” ao invés de se manifestarem por sua própria consciência (como se Deus precisasse de defesa). Daí, isso inflamou ainda mais esta “guerra”.

A propósito, a apologética tem que surgir quando, dentro da igreja, surgir uma interpretação bíblica que possa trazer condenação eterna aos seguidores desse movimento, não quando alguém, deliberadamente, resolve utilizar algum símbolo religioso.
Essa é minha posição a respeito desta “crucificação”. Não me ofendeu, não desrespeitou a cruz de Cristo, não afrontou a Deus e não carece de defender a minha fé, pois ela está baseada em algo infinitamente maior e mais poderoso: o Sangue de Jesus que nos purifica de TODO o pecado (1 João 1:7)
A segunda coisa que “inflamou” a guerra foi a liberação do casamento gay nos Estados Unidos, novamente, nas redes sociais, vemos um movimento evangélico contrário a essa liberação. Não entendo o motivo. A argumentação de alguns é porque essa liberação modifica o conceito de família tradicional, que família é homem, mulher e filhos. Novamente tentamos empurrar nossas convicções religiosas goela abaixo de todos. Como cristãos entendemos, ou deveríamos entender, que o homem (entenda humanidade) é 100% depravado, não quantitativamente, mas qualitativamente e precisa de Deus. Sendo assim, por que, raios, vocês acham que as leis seriam feitas de acordo com a vontade de Deus?

Dentro de uma sociedade 100% inclinada ao pecado há de se buscar o mínimo de justiça, para que uma pessoa não sobrepuje a outra e, nesse aspecto, a lei que libera o casamento homo afetivo é justa, pois garante direitos de cônjuge a pessoas que viveram suas vidas inteiras juntas, construíram patrimônio, foram cumplices e etc.

Vamos a uma situação hipotética: Dois homens (chamados de A e B) vivem juntos por 40 anos, eles compram todos os seus pertences no nome do homem “A”, entretanto, este veio a falecer, se o homem “B” não tiver direito de cônjuge, os bens que estavam no nome do homem “A” vão para os demais membros vivos de sua família e não para a pessoa com quem ele partilhou toda sua vida. Isso parece justo? Não parece e não é!
Se me perguntarem se sou "a favor" do casamento gay eu digo que sim, sou plenamente a favor do casamento gay, observando do âmbito legal. É importante assegurar direitos à todas as pessoas. Faz diferença se em um pedaço de papel estiver escrito “União Estável” ou “Certidão de casamento”, se na prática ambos são a mesma coisa?
O conceito de família na bíblia NÃO mudou, família, para Deus, continua sendo homem, mulher e filhos e isso NUNCA vai mudar. Mas essa convicção é nossa, dos cristãos. Vamos continuar não aceitando o casamento gay como união legítima perante a igreja e perante Deus, mas perante a lei é fundamental que respeitemos isso.

A terceira coisa que está “inflamando” esta guerra é a porcaria da fotinho com o arco-íris, vi vários evangélicos dizendo que este é o símbolo da aliança de Deus com a humanidade e não o símbolo da união de pessoas do mesmo sexo. Bom, essa modinha está mesmo chata, quase tive um AVC com tanta cor, mas sabem o que fiz? Usei menos o Facebook! Se me incomoda, sou eu quem devo me retirar e não forçar as pessoas a parar de usar.

Sim, o arco-íris é símbolo da aliança de Deus com o homem e isso também NUNCA vai mudar, mas constantemente vemos sua utilização em outras situações, terra dos gnomos, lar dos smurfs, ponte entre a Terra e o mundo das fadas (Padrinhos Mágicos rs), situação de alguém que usou LSD, símbolo da igreja Deus é amor etc, mas só implicamos com os gays, por que será? Se não pode uma, não pode nenhuma.

A aliança que este símbolo representa tem que estar no nosso coração e não apenas no alcance dos olhos, não importa como usem esse símbolo ele DEVE continuar significando a mesma coisa PARA NÓS.

Mas já que querem dissociar, vamos pensar da seguinte forma: o arco-íris que Deus fez tem 7 cores, o que os homossexuais usam tem 6. Pronto problema resolvido.

Cuidem para se manter fortes e inabaláveis, agindo em amor, propagando o Reino e a Sua Justiça, pois a Justiça de Deus a Ele pertence.

Como diria Bispo Robinson Cavalcanti “A missão da igreja é manifestar aqui e agora a maior densidade possível do Reino de deus que será consumado ali e além.” Sem guerras particulares, mas evidenciando o AMOR de Deus que deve resplandecer em nós, remidos pelo sangue do Cordeiro.

E tenho dito.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Nos prevenindo de heresias

Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.
Atos 17:11

Examinar as escrituras: como devemos fazer?

Depois que o menino se foi, Davi saiu do lado sul da pedra e inclinou-se três vezes perante Jônatas, com o rosto no chão. Então despediram-se beijando um ao outro e chorando; Davi chorou ainda mais do que Jônatas.1 Samuel 20:41

Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; quão amabilíssimo me eras! Mais maravilhoso me era o teu amor do que o amor das mulheres. 2 Samuel 1:26

Bom, diante desses dois versículos, podemos dizer que Davi era homossexual, ou tinha um relacionamento homo afetivo com Jonatas e pasme, isso está na bíblia!

Vocês podem dizer que estou interpretando os versículos de maneira isolada e incoerente e vocês têm razão. A interpretação aqui está incorreta, para atender aquilo que eu quero falar.

Mas e quando a heresia tem aparência de verdade?

Você pode dizer: “ah, o Espírito Santo nos revela”.

Eu digo que realmente, nos revela, de forma maravilhosa, mas temos dado ouvido ao Espírito de Deus?

De que forma podemos dar ouvido à voz do Espírito?

Tentarei responder a essas perguntas, de maneira simples, mas buscando sempre estar condizente com o que diz as Escrituras Sagradas.

Em Atos dos Apóstolos, Lucas (que era médico) nos relata que os membros da igreja de Bereia eram diligentes, tinham a preocupação de observar as escrituras para saber se o que estavam dizendo era condizente com a Verdade. Mas como eles faziam isso? Será que só conferiam o texto para saber se ele realmente estava nos Escritos sagrados?
Com toda certeza, não!

Pois percebemos que a simples conferencia pode ajudar a perpetuar uma heresia.

Eles examinavam as escrituras, buscando o verdadeiro significado do texto bíblico, levando em consideração o texto em si, o contexto histórico, contexto cultural, qual era o entendimento que os Judeus tinham sobre o assunto.

No grego o trecho diz kata hmera anakrinw taV  grafh (Katah hemera anakrino tav graphe) cujo sentido mais amplo seria: Analisavam profundamente todos os dias as escrituras. Trazendo para a modernidade, eles faziam a análise teológica do texto.

Não estou, com isso, tentando convencer ninguém a fazer um curso de teologia, ou uma faculdade teológica (embora isso fosse muito útil e válido), mas, antes, buscar o real sentido do texto que foi usado em uma mensagem como esta, por exemplo. Coloquem a prova tudo o que for dito, verifiquem nas escrituras, busquem a interpretação correta do texto. Para interpretar melhor o texto, esqueçam que a bíblia está dividida em versículos e capítulos, pois muitas vezes nosso entendimento fica maculado com os velhos paradigmas que já nos foram inculcado. Lembrem que o texto original é inteiro, sem divisões, se for preciso, copiem o trecho em formato de texto direto, sem observar a divisão por versos.
Mas e o Espirito Santo, ele não revela?

Sim, o Espírito Santo revela, mas de que maneira você busca isso? Trata o Espírito como oráculo? Pois, se for, obviamente a resposta não será satisfatória. Para que o Espírito Santo revele, precisamos entender que ele não vai se comportar de maneira oracular, ou seja, ele não vai, simplesmente, colocar isso em você de maneira inconsciente ou extraordinária, ele até tem poder para tal, mas ele quer que você entenda de maneira consciente, plena e para isso ele proporcionará a você condições para fazê-lo de modo coerente e perfeito. Para isso, novamente digo, é necessário analisar a própria palavra de Deus. Além disso, Deus vem se revelando, através de Cristo a mais de dois mil anos e durante esse período centenas de pessoas já discutiram, leram, estudaram, oraram, jejuaram sobre as coisas de Deus, precisamos levar o que eles entenderam em consideração, o Espírito também fala através deles.

A grande problemática disso tudo é que não temos dado ouvido a voz de Deus nem de Seu Espírito Santo, senão não engoliríamos a quantidade absurda de todo tipo de porcaria que as pessoas intitulam de mensagem de Deus.

Vou citar um exemplo do que acontece no dia a dia de nossas igrejas.

“E Jesus, respondendo, disse-lhe: Tende fé em Deus; Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito” Marcos 11:22:23

“E te deixaste enredar pelas próprias palavras; e te prendeste nas palavras da tua boca” Provérbios 6:2

“A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto” Provérbios 18:21

Esses textos são base bíblica para muitos sermões em muitas igrejas e já presenciei pessoas, que diziam estar falando em nome de Deus, através do Espírito Santo, dizerem enormes absurdo usando essas passagens.

A maior delas é a confissão positiva, um ramo da teologia da prosperidade que diz que você sempre tem que falar e pensar positivamente porque as palavras tem poder.

Essa heresia diz “Fale positivamente, pois é isso que Deus houve, determine sua benção, vitória (ou qualquer palavra positiva que vocês queiram colocar aqui), faça positivamente, isto é, seja merecedor da benção, vitória etc, Receba a coisa (benção, vitória etc), pois se você não receber, você não teve fé suficiente e, por fim, conte a coisa (benção, vitória etc) para que outros possam crer, usando palavras como determinar, declarar, exigir. A frase “se for da sua vontade” não é nem lembrada.

Como se ser positivo fizesse com que você fosse mais abençoado, Deus abençoa porque ele é Deus e não porque você é positivo ou deixa de ser, em segundo lugar, ninguém é merecedor de nada, tudo é pela graça e graça é um favor imerecido.

Nossas músicas estão recheadas dessa “confissão positiva” temos vários exemplos disso, em várias músicas (ex: Acredite é hora de vencer, essa força vem de dentro de você, nossos sonhos a gente é quem constrói (Jamile, Campeão Vencedor ou “O melhor de Deus ainda está por vir”, homônimo, Cleber Lucas).

Antes que perguntem, a resposta é Não, as palavras NÃO tem poder, isso é oriundo de um erro de interpretação das escrituras, mas como o assunto é para sabermos como examinar as escrituras, vamos deixar isso para um outro momento.


Voltando ao cerne desta mensagem e já concluindo, para examinar bem as escrituras temos que dialogar com Deus, mas como é que dialogamos com Ele? Lendo a bíblia e orando, ler a bíblia é deixar Deus falar conosco, orar é falarmos com Deus. Às vezes podemos não compreender adequadamente o que Deus quis dizer, aí vamos procurar aqueles que entenderam, os pensadores da bíblia, aqueles que já dialogaram com o Senhor e conseguiram compreender o que Ele disse. Em 2000 anos de história do cristianismo, houve muita gente que conseguiu entender, pergunte a eles. Questione seu pastor, seu professor da EBD, corra atrás do entendimento do Texto Sagrado, isso é de suma importância para o seu desenvolvimento espiritual, você passa a melhor discernir a verdade e estar melhor preparado para responder com mansidão a qualquer um que perguntar a razão da esperança que há em vocês (1 Pedro 3:15)


Referência:
http://www.monergismo.com/textos/seitas_heresias/poder_palavras_antonio.htm